7 de setembro – Dia da Independência do Brasil.

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I às margens do rio Ipiranga, montado num cavalo e segurando uma espada gritou “Independência ou morte!”, rompendo a ligação do Brasil com Portugal e consolidando como nação independente.

A partir desse rompimento este dia se tornou umas das datas comemorativas mais importantes do Brasil, um feriado nacional marcado por comemorações públicas nas cidades.

O processo de independência teve início ao perceberem a possibilidade de recolonização do Brasil. A Elite econômica do Sudeste não admitia isso, pois afetaria diretamente seus interesses econômicos.  As negociações estenderam-se durante 1820 e 1821, e em 1822 o sentimento separatista começou a ganhar força.

Este processo não foi pacífico, houve muita resistência que resultou em batalhas na Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai), mas as tropas “brasileiras” venceram e conseguiram controlar os movimentos de resistência.

Quando a situação foi tornando-se irreconciliável, Dom Pedro I decidiu liderar o processo de independência do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, a situação mostrou-se intolerável, então o príncipe declarou a independência.

Mas Portugal só reconheceu nossa independência em 1824, após ingleses fazerem um acordo entre brasileiros e portugueses. O Brasil, como nação independente, organizou-se como uma monarquia e Dom Pedro I foi aclamado e coroado como imperador do Brasil. Assim, a partir de 1822, ele começou a ser Dom Pedro I.

E foi assim que o dia 7 de setembro deixou de ser uma simples data para nós brasileiros, e passou a simbolizar o início da liberdade de uma pátria, onde conquistamos nossa democracia e construímos uma identidade que transborda amor, alegria, força e luta.

Este marco foi um impulso para o povo nunca desistir de conquistar respeito e liberdade para se expressar.

Nossa história faz carregamos o patriotismo no peito e reforçar a ordem e o progresso que levamos na nossa bandeira.

Desejamos que todos um ótimo Dia da Independência!

Recommended Posts