PRINCIPAIS CUIDADOS COM A LIMPEZA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Sabendo que os problemas ocasionados pela pandemia causada pelo Covid-19 podem ser evitados com hábitos de higiene e limpeza, as empresas têm redobrado a atenção nessa área.

É fato que o sucesso de uma empresa depende diretamente do bem-estar de seus colaboradores, não só dentro do ambiente de trabalho como no seu entorno.

O ambiente de trabalho é bastante propício à propagação do Coronavírus, pelo fato de reunir grande número de pessoas ao longo de várias horas do dia em um mesmo local.

Com base nisso, os gestores têm se preocupado em descobrir maneiras de reduzir tais riscos para diminuir as chances de contágio pelo vírus.

Quer saber como? Então, continue lendo esse post.

 

Como manter a limpeza do local de trabalho durante a pandemia?

 

Se você já passou pela experiência de trabalhar em um local sujo e desorganizado, sabe o quanto isso interfere negativamente na sua produtividade.

 

De maneira oposta, o trabalho em ambientes limpos e organizados, tende a ser mais confortável aos olhos, além de gerar emoções positivas.

 

Sendo fatores decisivos para a captação de clientes, ou seja, se a sua empresa é limpa, organizada e bem higienizada, além de melhorar o clima organizacional, proporciona maior satisfação aos clientes.

 

Dessa forma, podemos dizer que a limpeza de um empreendimento pode ser considerada um investimento a longo prazo.

 

Assim, valores intangíveis como segurança, cuidado e higiene são assegurados, criando um ambiente mais agradável para trabalhar.

 

Durante a pandemia, muitas empresas optaram pelo home office, porém, alguns setores continuaram trabalhando normalmente, como os seguintes casos:

 

  • Bancos;
  • Farmácias;
  • Supermercados;
  • Lotéricas;
  • Restaurantes;
  • Clínicas médicas.

 

Assim sendo, para que as pessoas que tiveram que continuar trabalhando normalmente pudessem ter segurança, algumas medidas precisaram ser adotadas, das quais falaremos agora.

 

Promover a limpeza das estações de trabalho

 

Certamente a transmissão do Coronavírus acontece de maneira direta de uma pessoa contaminada para outra, contudo, essa propagação pode acontecer por superfícies contaminadas.

Por isso, é fundamental que itens como mesas, cadeiras, telefones, e demais itens das estações de trabalho sejam higienizados, com pano úmido e desinfetante ou álcool.

 

Orientar sobre a correta lavagem das mãos

 

Nunca se falou tanto na limpeza adequada das mãos quanto nesse período da pandemia.

Isso porque essa é uma das principais regras para se evitar o contágio, já que a pessoa pode tocar em algo ou alguém infectado e levar as mãos à boca, nariz e assim se infectar também.

Sendo assim, além de orientar aos colaboradores a maneira certa de lavar as mãos, fazendo a lavagem por cerca de 50 segundos, deve disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes.

Falar sobre a higiene respiratória

 

Os cuidados com as gotículas que são expelidas por tosse ou espirros devem ser bem enfatizados, já que essa é a principal forma de contágio do Covid-19.

Além de explicar aos colaboradores a importância de cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e fazer a correta higienização das mãos.

Distribuir lenços de papel e lixeiras com tampa para descartar corretamente o material e indicar o uso correto da máscara, são ações indispensáveis para a empresa.

Conclusão

 

Por fim, a pandemia é uma triste realidade que estamos enfrentando, mas com os cuidados necessários, podemos diminuir as chances de sermos infectados.

Os cuidados com a higiene e limpeza são fundamentais, tanto em casa quanto no trabalho.

Principalmente nos ambientes corporativos, em que várias pessoas ficam juntas por um longo período de tempo, não dá para vacilar.

Além dos cuidados citados, os colaboradores que precisam realizar viagens, devem ser monitorados e se apresentar qualquer sintoma, deve ser imediatamente afastado das funções.

Assim, é possível evitar que a empresa seja atingida por uma onda de pessoas infectadas.

Por isso, nunca é demais lembrar aos seus funcionários à lavarem sempre as mãos, usarem corretamente a máscara e evitarem contatos físicos.

Recommended Posts