SEGURANÇA PATRIMONIAL E SEGURANÇA PRIVADA: QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS SERVIÇOS

Visando evitar possíveis riscos, que podem inclusive a afetar a própria integridade física ou a de seus colaboradores, muito gestores tem buscado a proteção da segurança patrimonial.

Porém, no momento em que resolvem efetivar a contratação de uma empresa de confiança nesse âmbito, algumas dúvidas surgem.

Uma delas é qual a diferença entre a segurança patrimonial e a segurança privada?

Se você também já fez esse questionamento, continue conosco a leitura desse post.

 

Segurança patrimonial e segurança privada: tudo que você precisa saber

 

Por mais que a crise econômica esteja frequentemente afetando diversos setores, a insegurança e o medo causados pela violência são bem maiores.

Com isso, surge a necessidade de contratar a segurança patrimonial para evitar possíveis riscos para seus empreendimentos.

Dentre outras dúvidas que surgem sobre qual meio de proteção mais eficientes para cada perfil de empresa, entender a diferença entre segurança privada e patrimonial é a principal delas.

Para que essa dúvida seja sanada de vez, vamos esclarecer tudo agora.

Segurança privada

A fim de garantir a segurança, seja ela armada ou desarmada, temos a segurança privada.

Dessa maneira assegura não só o patrimônio como a integridade física das pessoas inseridas nesse ambiente sejam gestores, colaboradores ou clientes.

Para que essa atividade possa ser executada, foi prescrita na Lei nº 7.102, em que são estipulados também os requisitos para exercê-la:

  • Curso de formação técnica autorizado pelo MEC (Ministério da Educação);
  • Possuir a CNV (Carteira Nacional de Vigilante);
  • A empresa que oferece o serviço de segurança privada deve obter licença da Polícia Federal.

A segurança privada é dividida em três áreas de atuação:

  • Segurança pessoal;
  • Segurança patrimonial, da qual falaremos de forma mais detalhada mais adiante.

Principais obrigações da segurança privada

 

A atuação da segurança privada se dá basicamente pela estratégia de adoção dos procedimentos gerais de prevenção e proteção.

Assim sendo, podem ser realizados seja qual for o tipo da empresa., que dependendo da atividade exercida estão mais ou menos propensas a diversas situações distintas.

Logo, assim que se pensar em implementar esse sistema de segurança, devem ser feitas observações pertinentes.

Ou seja, avaliar quais as características específicas de cada ação, averiguar possíveis riscos e quais meios utilizar para a sua prevenção, diante das seguintes possibilidades:

  • Assaltos;
  • Incêndios;
  • Furtos internos e externos;
  • Atos de concorrência desleal e espionagem;
  • Violação de sistemas automatizados;

 

Por que optar pela segurança privada?

  1. Redução de custos: ao optar por serviços terceirizados de segurança, as empresas não precisam se preocupar com despesas referentes ao processo de recrutamento;

 

  1. Maior disponibilidade: já que os profissionais estão com maior disponibilidade para atuação in loco, devido a contratações flexíveis;

 

  1. Melhor produtividade; aumentar a produtividade à medida que há uma diminuição significativa da sobrecarga dos profissionais pela gestão de pessoal da empresa.

 

Segurança patrimonial

Voltada tanto para empresas ou residências que contam com maior número de pessoas, a segurança patrimonial atua em eventos sociais.

 

Bem como no interior de estabelecimentos, sejam urbanos ou rurais.

 

 

Regulamentado pela Portaria nº 3.233/2012-DG/DPF, a segurança patrimonial se limita ao ambiente físico privado do imóvel protegido ou do evento.

 

O principal objetivo da segurança patrimonial é reduzir os riscos de vulnerabilidade, principalmente das empresas com maior volume de capital.

 

Por ser um tipo de atividade que lida diretamente com empreendimentos de alto valor, o ideal é contratar um serviço terceirizado de segurança.

 

Conclusão

 

Sabendo a diferença entre segurança patrimonial e segurança privada e a importância delas para a proteção e bem-estar a todos que fazem parte desse ambiente.

Está na hora de entrar com a melhor empresa de serviços terceirizados de segurança para sua empresa.

Com anos de experiência e profissionais qualificados, as Empresas Radar oferecem a você os melhores profissionais dessa área.

Recommended Posts