VIVA A HISTÓRIA DO BRASIL!

Há 521 anos a frota de Pedro Álvares Cabral chegou a Porto Seguro, na Bahia – Brasil, com 13 embarcações, 1.400 homens entre marinheiros, técnicos em navegação, escrivães, cozinheiros, padres e ajudantes. Eles saíram de Portugal em busca das Índias, mas chegaram ao litoral sul baiano, e aqui encontraram os nativos, no qual chamaram de índios, pois acreditavam ter chegado às Índias.

Em 1500, os índios viviam da agricultura, caça e pesca. Não possuíam classes sociais e nem prioridades.

Estima-se que haviam cerca de cinco milhões de índios na época em que foram encontrados, mas esse número caiu para 800.000 por causa da violência que sofreram devido à falta de conhecimento, doenças adquiridas por causa das violações sofridas por parte dos brancos e por causa da escravização.

Com o passar do tempo, o território indígena foi sendo ocupado por brancos e muitos de seus costumes e valores foram substituídos pela cultura portuguesa, que mandavam padres para catequizar os índios.
Hoje, tentam de todas as formas manter seu espaço separado da civilização, seus costumes herdados pelos antepassados e a forma de vida que complementam sua cultura.

Junto com a exploração aos índios, o novos imigrantes também exploraram nossos recursos naturais, e o principal foi o Pau-Brasil que foi usado como a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses durante o século XVI.

Chegou a ser considerada extinta na natureza por anos, até que em 1928, foi descoberta em Pernambuco, e depois de algum tempo também foram encontrados no Rio de Janeiro e Bahia, mas mesmo assim ainda é considerada uma árvore muito rara.

Mas nós das Empresas Radar temos o privilégio de ter e cuidar de uma árvore de Pau Brasil em nossas dependências. E em adiando ao dia 03 de maio, dia do Pau Brasil, queremos dizer que temos muito orgulho do exemplo de resistência da natureza que ela representa, e também agradecer aos índios que tentam até hoje fazer de tudo para preservar nossa natureza e a cultura deles, total admiração por todos.

Fonte: https://www.preparaenem.com/historia-do-brasil/indios.htm

Recommended Posts